Um grupo de amigos que adora falar sobre jogos, filmes, seriados e outras coisas geek.

O Fórum UOL Jogos, um marco na internet brasileira, chega ao seu fim

O Fórum UOL Jogos, um marco na internet brasileira, chega ao seu fim

Fórum UOL Jogos, VT

No dia 3 de dezembro o Fórum UOL Jogos entrou em modo leitura, terminando com uma longa história (para os padrões da internet) que começou em 2002. Por muitos anos ele foi a origem de boa parte dos memes compartilhados em outras redes sociais, sendo um dos sites mais acessados da internet brasileira, e desse modo se manteve como uma referência para uma sub cultura surgida na internet.

Foi apenas uma triste coincidência que ele tenha terminado no mesmo ano da morte do seu principal “personagem”, o Pancheri, seu eterno moderador, mas a razão para a UOL desligar o fórum foi aquela de sempre: Dinheiro, o fórum vinha perdendo usuários e no final já não era rentável.

Participei dele desde 2007, no início mais no Papo cabeça, seu sub fórum para discussões mais sérias, mas logo passei a postar mais no seu principal sub, o VT, onde valia todos os temas. É difícil descrever o que foi o VT, aquele celeiro de humor autodepreciativo e sem limites além dos da moderação, que parecia apenas estimular os usuários ainda mais a desafiarem as regras do fórum. Imagine na sua tela vários tópicos, temas variando entre um humor adolescente grosseiro, misoginia e até religiosos e políticos. Agora imagine que se passaram 5 minutos, você clicou no botão de reload no seu navegador ou apertou o F5 no seu teclado, e praticamente todos os tópicos foram substituídos por novos tópicos, enquanto que os que se mantiveram já estão com pelo menos uma página a mais de discussão.

O VT foi um fórum de anarquia criativa misturada com o tédio de milhares de usuários. Na maior parte do tempo esse não era um processo bonito de se ver, mas como ocorre com a maior parte dos produtos que chegam até nós, a origem de grande parte dos memes que curtimos também se dá em ambientes que preferiríamos nunca conhecer.

Uma pena que o fórum tenha tido que terminar para que finalmente surgissem artigos sobre ele, mas talvez tenha sido melhor assim. Deixo aqui dois, que recomendo a leitura para aqueles que já frequentaram fóruns de internet, ou simplesmente tem curiosidade em conhecer um pouco mais desse “lado B” da cultura geek.

https://www.vice.com/pt_br/article/d3b53m/por-que-o-vale-tudo-do-forum-uol-jogos-foi-a-vanguarda-digital-brasileira?fbclid=IwAR1qm_lhUMJFvaWmunYqPQdzIzk6dcyQ-JqjZrj2ec038BkBaWlmOBVNMz8

https://www.revistaserrote.com.br/2018/11/transgressao-a-direita-por-daniel-salgado/


Leave a Reply

Your email address will not be published.